de crescer…

basicamente é assim. Tens uma miuda pequena em casa que te faz babar a cada gracinha.
Tens que contar a toda a gente e arranjas um blog.

Vais pondo fotos, contando detalhes. Crias uma rede de leitores que partilham os teus dias e o processo de crescimento da miuda. Alguns dos leitores têm miudas da mesma idade ou idades semelhantes sendo fácil assim criar um processo de empatia.

Os anos vão correndo e vais criando a sensação de que há por aí uma serie de miudos que conheces sem nunca lhes teres tocado. Porque viste-os crescer na blogosfera. Porque acompanhaste as fotos de todos os momentos significativos da vida deles no Flickr. E gera-se uma sensação de uma certa intimidade. E perdes a sensação de escrever para estranhos porque lentamente começas a interagir com cada um dos teus leitores.

Mas a verdade é que para cada leitor que manifesta a presença, há uma serie de outros deles que se mantêm em silêncio e que vieram para ao teu blog porque googlaram algo relacionado com sexo e tu em tempos escreveste um post sobre a capa de um livro com uma senhora de perna aberta sem a modesta cueca e eles vêm parar aqui.

Entretanto a miuda cresce. E transforma-se aos 8 quase 9 numa pre adolescente com maminhas. E tem imensas opiniões sobre as coisas. Tem preferências, vive encantos e desencantos que lhe vão moldar a personalidade. Vês o esboço de um adulto e começas a conseguir adivinhar traços de como vai ser quando crescer mais ainda. E subitamente realizas que as gracinhas dela já não são tuas para contar. E que a ela já lhe assiste o direito de definir o que quer ou não quer que seja contado. E que ela criou o seu próprio conceito do que acha ridiculo e do que a pode ridicularizar. E é nessa altura que sentes que o espaço que criaste para a partilhar, terá que ser ocupado com qualquer outra coisa.

Esta filha já não é tua para contar.

E fica-se assim um bocadinho triste…

8 thoughts on “de crescer…

  1. Para a próxima arranja um menino… parece que crescem bem mais devagar. A outra solução é começares a fazer o blog a duas🙂 que tal um texto da ex miúda pequena?!

    By the way… a G. tem uns 3 palmos a mais que o D.

    Adorei o novo look do blog🙂

    Beijinhossssssssssssssss

  2. Que revolução neste blog, que look ousado !;-)
    pois, tudo muito verdade, mas olha que eu comecei a ler-te , ainda no outro blog, não pelos posts comgracinhas da pequena mas por ti, por aquilo que revelavas como “gracinhas” tuas, , as pequenas coisas de que a vida é feita, mesmo quando não existem os filhos …
    Aliás devo dizer que começo a estar farta de blogs que não mostram outra coisa do quotidiano do que a maõzinha do filho, o desenho do filho, o cócó no bacio do filho (à la Duchamp, talvez …)
    que seca ! tenho filhos, como bem sabes, são óbviamente o centro do meu universo e no entanto gosto de espairecer na blogosfera –
    olha, quando é que voltas a mostrar aquelas comidas incríveis que durante uns tempos mostraste obsessivamente😉 ?

  3. Crescer é isso mesmo…e eu concordo com a Teresa!!🙂 Nós iríamos adorar!!!
    Sabes bem que adoramos tudo o que publicas e escreves, cada nova foto, cada novo parágrafo. No entanto dá-me muito conforto e “aquece-me o coração”, o facto de não necessitares tanto de o fazer…é, como escreveste em tempos, porque ” a vida nos(te) trata bem”! E por isso mesmo fico muito feliz por isso!😀
    Podes também arranjar um novo tema para a blogosfera se assim achares, sim porque a tua filha, nossa sobrinha, está a crescer a olhos visto e é muito dona de si!! É espectacular assistir a isso!! Adoro essa pequena (já grande) pessoa em que ela se está a tornar!!!
    Nice new look!!
    Com muitas saudades vossas
    Beijocas grandes!!!🙂

  4. Olá!

    Acompanho o teu blog há bastante tempo e fico encantada com as suas palavras. Tenho uma filha pequena e, de fato, nasce empatia a cada leitura. Parabéns pelo blog e pela linda família.

    Abraço,

    Lucia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s