de estação da chuva…

A longa época das chuvas traz-nos o desassossego das mangas generosamente produzidas pelas mangueiras do jardim a cairem-nos biblicamente no telhado da casa. Com as chuvas fortes, o chão fica coberto de manchas verdes e amarelas. Com o sol que rapidamente seca a terra, vêm as moscas da fruta e os meninos da vizinhança. Os meninos da vizinhança usam a sofisticada tecnica de aremesso de pedras até acertarem na fruta e depois logo se vê. Penduram-se perigosamente no muro e eu grito-lhes do lado de cá da janela. A janela tem grades e tem rede mosquiteira sendo dificil verem-me do lado de fora. A cada berro meu os meninos viram-se tentando descobrir de onde veio o som, com ar atordoado. Giram a cabeça de um lado para o outro ficando imóveis, pendurados nas grades afiadas, furando a rede…

As mangas roubadas com sucesso são mordiscadas e atiradas para o chão; o prazer do roubo sobrepõe-se ao prazer do sabor.

No jardim vão-se encontrando os sacos escondidos cheios de mangas ainda verdes – projecto pessoal do guarda da casa.

Sente-se um cansaço…

Donos e Senhores de tanta Manga, tomamos medidas. Lêem-se receitas através da abusivamente dispendiosa internet. Toda cheias de açucar, todas com termos tecnicos de caldas. Decidimo-nos por uma simples e preguiçosa e fazemos só metade.

manga compote ingredients

Ao açúcar e ao limão originais, adicionamos cravinho, canela, pimenta. Mas ainda não!

prep manga

no liquidificador juntamos as 250g de açúcar com 1kg de mangas.

prep manga

colocamos esta mistura numa panela e acrescentamos meio limão. No nosso caso,1 limão e a canela o cravinho a pimenta e as estrelinhas de anis. A canela não terá sido das melhores ideias -aproxima muito o sabor do da compota de maçã.

resultado final

Ao fim de 30 minutos sempre a mexer – fazer turnos envolvendo crianças e maridos disponiveis – fica pronta e com uma consistencia entre a compota e a geleia.

Retira-se um prazer ridiculo de fazer estas coisas! Uma satisfação muito perto do infantil!🙂

resultado final!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s